quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Menino Azul!

Já por algumas vezes tinha assistido a noticias sobre este rapaz de nome Emanuel, apelidado de "menino azul". Tinha conhecimento de que sofria de uma doença rara, mas não sabia exactamente do que se tratava.
Esta semana, ao visitar uma feira muito conhecida no Algarve, tive oportunidade de ver ao vivo este menino e a sua mãe. Esta senhora é uma lutadora! Fico comovida e impressionada com a força que as pessoas adquirem na luta pela vida e pelos seus direitos. A jornada que esta mãe enfrentou e continua a enfrentar para que o estado lhe dê a ajuda necessária é realmente impressionante.
Só agora, depois alguma investigação, entendi (claro que só passando pelas coisas sabemos realmente o que significa) o tormento por que passa este menino. O Emanuel sofre de Tetralogia de Fallot (defeito congênito do coração que consiste em 4 anomalias que resultam em sangue insuficientemente oxigenado bombeado para o corpo, o que leva a uma cianose (coloração roxo-azulada da pele) e falta de ar) e de Síndrome de Alagille (doença genética que afecta o fígado, coração e outros sistemas corporais). São muitos os tratamentos que tem que suportar para conseguir ultrapassar um dia depois do outro.
Esta super mãe começou a pintar, quadros bem giros que tive oportunidade de ver, e até já realizou exposições. Vale a pena ajudar nestas causas tão especiais!
Tenho assistido também à luta do Tiago (agora em Cuba) que luta para um dia vir a andar, e que tem também ele uma super mãe, sempre ao seu lado numa esforço constante por uma vida digna.
Há quem diga que mãe é mãe e que é normal que lutem pelos seus filhos, mas sabemos que não é bem assim, o que falta por aí são casos tristes de mulheres que são tudo menos mães e que deveriam sim, ser "impedidas" de colocar filhos no mundo...
Força para todas as mães que lutam por ultrapassar as doenças, as diferenças e as fragilidades dos seus filhos!!!!!

1 comentário:

Eu, Daniel disse...

parabens pela ideia k tiveste.
inflezmente ha muitos problemas no mundo assim...
força para todas as maes.