quinta-feira, 19 de julho de 2007

Radares!

"Bom, agora seria a altura ideal para tentar conduzir em Lisboa, se lá fosse, iria tentar esta proeza!" Isto pensei eu, numa destas manhãs enquanto tomava o meu pequeno-almoço em frente à televisão, atenta às noticias da TVI. Gosto de sair de casa pela manhã já informada sobre as novidades de Portugal e do mundo. E se encontro alguém importante, e em conversa é necessário comentar a actualidade? Ficaria muito envergonhada por desconhecer o que se passa. Seria muito grave, devemos estar sempre preparadas para uma eventualidade deste género.
Dizia eu, que depois de alguns anos com carta de condução, pela primeira coloquei mentalmente a hipótese de conduzir naquela cidade de loucos que é Lisboa. Podem chamar-me provinciana, mas faz-me uma certa confusão a velocidade exagerada e os apitos constantes (assim que o sinal passa a verde temos 1 segundo para arrancar, ou se vamos a menos de 80 km/hora estamos a andar devagar).
A razão desta mudança de atitude prende-se com a noticia de que iria iniciar a época da caça à multa através da colocação de 21 radares (se não estou em erro). Acontece que os aceleras lisboetas não se sentiram minimamente intimidados com estes aparelhinhos, e não abrandaram a marcha. Num dia foram registadas 4090 infracções! Lá se vai a minha ideia de que agora seria mais fácil andar por lá, se me arriscasse ainda era abalroada e insultada por andar devagar. Entretanto já foi comentado nos noticiários, de que a maioria das coimas, nunca serão liquidadas. Isto porque as pessoas não as pagam, ao não pagar "entopem" os tribunais, e ao fim de dois anos as multas prescrevem. Será que os aceleras já tinham premeditado este panorama e por isso não se preocupam em reduzir a velocidade nos locais aonde seriam obrigados a fazê-lo? Acredito que não é este o caso. A aceleração está-lhes no sangue e o stress enerente e constantes atrasos não permitem que se deêm ao luxo de tentar cumprir estas imposições (exageradas na maioria dos casos).
A arte de acelerar torna-se em "arte de viver"!

2 comentários:

av disse...

Pois que eu ando atenta aos radares, não que conduza muito depressa, mas gosto de me reger pelas normas. Facto é que se notam abrandamentos, sim senhor. Ali no Campo Grande, a chegar à Av. do Brasil, prestes a entrar nos túneis o limite é de 50 e a desaceleração nota-se muito bem. É claro que tens sempre os primos do Gonzalez que acham que conseguem iludir os radares pela velocidade a que passam, mas isso seria outra história...

Anónimo disse...

Olá Cris! Gostei do teu blog, simples e despretencioso. Cheguei cá pelo comment que deixaste na foto do concerto de Lagos, no blog do PA&B. Tb estive lá e só km não encheu os lugares vazios é que ficou a perder ;-) Go on!