terça-feira, 17 de julho de 2007

O valor da Vida!!!!!

Hoje ouvi a seguinte frase: "A vida é o bem mais precioso do ser humano, ninguém quer mais do que a sua própria vida!"
Nostálgica e pensativa como me encontro hoje, sinto-me impelida a comentar.
Se a vida é assim tão importante, não posso deixar de questionar sobre o que leva alguém a querer acabar com sua própria vida. É contra natura. Segundo o que se diz, normalmente este acto é o acumular de depressão, isolamento, desorientação, desmotivação, etc.
O que se passa na cabeça de alguém que tenta o suícidio ninguém sabe, na minha opinião, a pessoa não pode estar psicologicamente bem, só pode estar completamente desesperada. Acha que a única solução para os problemas que atravessa ou para aquilo que a atormenta é deixar de viver. Não tem consciência alguma do sofrimento que irá causar à familia e amigos, da sensação de impotência que causará aos mesmos, do sentimento de culpa e dor por não terem conseguido perceber que algo estava mal e tentar evitar que uma tragédia como estas acontecesse.
Apesar do sofrimento, que imagino que passam, e que as leva a cometer o suícidio, não deixa de ser uma tremenda injustiça. Penso naquelas pessoas que ainda têm tanto para viver, e que contra a sua vontade se vão, enquanto outros acham que já viveram o suficiente e decidem ir. Assistir à partida daqueles que amamos é um sofrimento atroz, uma dor que não tem explicação, por isso quando ouço falar de casos de suicidio, não posso deixar de pensar em como seria bom que cada um fosse livre de decidir sobre a vida e a morte. Uma ideia estúpida, que posta em prática seria o caos total, mas que não colocaria o ser humano à prova na sua capacidade de superar uma perda assim.
Resta-nos aproveitar cada dia como se fosse o último e não esquecer nunca de dizer a toda a hora o quanto amamos os nossos familiares e amigos. Amanhã pode ser tartde. Resta-nos imaginar que isto não acaba aqui e que nos encontraremos depois. É pensar assim que me tem ajudado nestes últimos anos. Mas de uma coisa sei com toda a certeza: nunca estamos preparados...
Inglória
Inglória é a vida, e inglório o conhecê-la.
Quantos, se pensam, não se reconhecem
Os que se conheceram!
A cada hora se muda não só a hora
Mas o que se crê nela, e a vida passa
Entre viver e ser.

Ricardo Reis

2 comentários:

Anónimo disse...

C0nc0rdo k0m o k disseste...
Infelizmente existem m0ntes de casos neste Mundo de pess0as k, ao verem-se em plen0 desespero 0u kom problemas pess0ais, ou ateh mesmo socias, se suicidam...p0r um lado ach0 k kada pessoa n deverá ser obrigada a viver numa kualidade de vida k não lhe agrada e muito menos esperar penosamente ateh ao seu fim...mas p0r outro lado ach0 k antes de se tomar uma decisão definitiva sobre o k se ker fazer kom a própria Vida, deverá-se analisar cuidadosamente todos os factos e tentar mudar o k está mal...porke afinal eh a vida d uma pess0a...e kada pessoa só tem apenas uma k deverá ser aproveitada ao máximo e lh retirar td0 o k ela tem d bom komo os amigos, a família ou até mesmo a alegria k certos animais nos dão e k iriam s0frer kom a nossa perda...perda plo simples facto d não termos eventualamente pensado neles kuando tomamos uma decisão destas...
P0r isso tenh0 a dizer k por mais k a vida nos teja a custar, (excluindo o caso de doença p0is sou a favor da eutanásia) não devemos desistir assim sem pensar em kem ficará ká.


É tudo mais b0nit0 p0rke sabem0s k tem0s um fim...mas devemos esperar por esse fim e não fazer kom k ele se concretize antecipadamente.

fik0-me p0r aki..

Beijinh0*

Anónimo disse...

Coisa profunda...
Concordo plenamente (...)

(...) mas, como tudo na vida não é assim tão simples. Obviamente que deviamos aproveitar todos os momentos como se fossem os últimos, porém raramente o fazemos.
Talvez por pensar que o amanhã virá dentro de umas horinhas, ou por mera despreocupação. O que é facto é que normalmente deixamos sempre de lado aquilo que nos proporciona felicidade. Optamos por cumprir compromissos, horários, tarefas e obrigações esquecendo aquilo que rege e a única coisa que realmente importa nas nossas vidas, o afecto!
Sim, de facto faltar a um compromisso importante pode não ser muito favorável, mas decerto que outras oportunidades surgiram (...) enquanto que as oportunidades de demonstrar a amizade e o carinho por aqueles que nos são mais queridos, podem ser poucas e até um dia deixar de existir.

Por vezes, ao tomarmos consciência de que devemos dar valor aqueles que mais amamos, já é tarde de mais. E, nem necessita de ser uma perda física, pode ser uma perda psicologica, sabendo que perdemos alguém pelo simples facto de não valorizarmos essa pessoa como ela merecia, por falta de tempo.

(...) Concordo plenamente contigo, há que aproveitar cada momento, por todos são irrepetíveis e únicos :)
(...)mas tendo sempre a noção de que por vezes isso é bem mais complicado do que o que aparenta ser!


Um beijinho*