terça-feira, 31 de julho de 2007

O tão indesejado dia!

Hoje, infelizmente, chegou o dia que andei a evitar durante todo o mês! Durante todos os dias pensava: "Amanhã vou, não deve ser nada do outro mundo!" Mas os dias passavam e nunca mais ia, a última vez foi há 10 anos, e os meus amigos têm comentado que a recuperação é um pouco dolorosa.
Ontem adormeci a pensar no assunto, consegui dormir bem felizmente, mas hoje assim que tocou o despertador esta ideia de que não podia passar de hoje surge denovamente, e confesso que fiquei um pouco triste e desmotivada. Arranjei-me, tomei o pequeno almoço e lá fui.
Hoje era o dia de levar a vacina antitetânica! Cheguei antes da enfermeira e aguardei. Não posso dizer que estava com medo, até não sou "mariquinhas" com estas coisas, mas acho que por já se terem passado tantos anos desde a última, estava mais expectante. Eu que sou doadora de sangue pensei: "Isto não é nada, a agulha entra e sai rapidamente!" E assim foi, depois do atraso da praxe, a senhora enfermeira chamou-me. Ainda perguntei se esta era das que doía mais, mas ela tranquilizou-me dizendo que não é assim, hoje em dia as vacinas já não são o que eram! Tive tempo ainda para analisar o arcaico armazenamento das informações dos doentes, os armários são os mesmos assim como a papelada, agora com um tom amarelado, escurecida pelo tempo. A modernização tarda a chegar aos centros de saúde da "província".
E, em poucos segundos já tinha passado, 30 dias a adiar para isto, pensei! Disse-me que era normal sentir alguma dormência nos primeiros dias, e se sentisse febre ou outros sintomas era melhor passar por lá. Até agora tudo bem, mais normal impossível! Acho só que a vacina foi administrada muito acima, mas isso são pormenores. Agora só lá volto em 2017 (pelo menos para esta vacina).

Informação importante:
" Vacina antitetânica - imunização (vacinação) que protege contra o tétano ("trismo"), uma doença causada por uma bactéria encontrada no solo. O tétano é caracterizado por rigidez muscular e espasmos ou contracções dos músculos da mandíbula, pescoço e membros.
Tétano - doença causada pela toxina da bactéria Clostidium tetani que afeta o sistema nervoso central e que, por vezes, pode levar à morte."

3 comentários:

av disse...

Já eu não tenho essa sorte... Aquele maravilhoso líquido faz sempre das suas no meu braço. Ali se condensa, fazendo um alto, super quente e doloroso, que não me deixa dormir quando me volto para aquele lado...

Adriana Dourado disse...

hoje vou levar a vacina do tetano, mas tenho pavor de seringas :(
q faço ?

Adriana Dourado disse...

hoje vou levar a vacina do tétano, mas tenho pavor a seringas (e muito mais a injecções)... tenho 11 anos e é a 1ª vez que a vou levar, dói muito ?
o q devo fazer para evitar as dores ?