sexta-feira, 27 de julho de 2007

Violência generalizada!

Nos últimos dias temos vindo a ser bombardeados com noticias chocantes de violência entre familiares. De vez em quando surgem casos de homicidio seguido de suícidio, maus tratos e abuso sexual a crianças assim como outras agressões.
Haverá alguma explicação para este desenfreamento de violência? Terá a sociedade actual vindo a sofrer alterações que justifiquem estas acções? Não tenho resposta.
O que leva uma pessoa a deliberadamente cometer um crime de homicidio não consigo perceber, e contra alguém da própria familia ainda menos. Um pai a assassinar mulher e filhas, um adolescente a acabar com a vida do irmão ou uma mãe que tenta matar um filho, são exemplos macabros a que temos assistido nos últimos dias. A razão ninguém sabe!
Assisti há uns meses num programa da Oprah a um caso de um pai que assassinou os filhos e está no momento a cumprir, salvo erro, prisão perpétua. O estranho neste caso foi ver a esposa no programa a falar do sucedido e a dizer que já perdoou o marido e que inclusivamente o visita na prisão. Diz ela que o marido não estava bem, que já algum tempo que tinha constantes depressões e que não sabe o que aconteceu para que tomasse essa atitude, mas que com certeza não o fez em plena consciência. O próprio, entrevistado pela Oprah na cadeia, confessou que não sabe muito bem o que aconteceu, mas que simplesmente pensou que deveria assassinar os filhos e assim o fez. A serenidade demonstrada tanto pela esposa como por este homem assustou-me e fez-me pensar que existem coisas que simplesmente não têm explicação de tão estranhas que são. Será que a violência tomou conta da sociedade? O que podemos fazer?

2 comentários:

av disse...

O mediatismo à volta destes como de tantos outros casos é que aumentou, trazendo-os para a ribalta e dando-nos a ideia de que tudo agora é pior. Não digo que não o seja, mas a verdade é que há 50, 100 anos atrás, também havia violência doméstica, abusos sexuais e crimes passionais. A diferença é que agora temos abutres jornalísticos sempre à cata da mais recente aberração para no-la espetar sala adentro através da caixinha mágica. Acredito que violência sempre houve, mas esta tornou-se, actualmente, fonte de rendimento.

Anónimo disse...

P0is...a realidade é mesmo esta..kada dia k passa ouve-s cada vez mais casos destes =S
tmb não tenhu explikação para tais akontecimentos virem a piorar...parece k as pessoas fazem mal às outras por prazer...kusta-me dizer ixto mas é o k parece...

s as pessoas têm problemas mentais só têm k os resolver não sendo preciso descarregar em cima dos outros ao ponto d matar ou violar =S