segunda-feira, 23 de julho de 2007

Desculpe, fala inglês?

Devo confessar que não me irrito com facilidade, poucas vezes me tiram do sério. Por norma sou uma pessoa calma e pacifica, às vezes até sou demasiado permissiva.
Uma das coisas, que acontece diariamente e que me chateia, por vezes quase me faz "saltar a tampa", é o facto de os turistas ingleses se dirigirem à mim a falar inglês como se fosse sua conterrânea (e nem sequer sou loura nem branquela). Pior ainda, quando, além de desatarem a falar na sua lingua mãe, não se dignam sequer a proferir um "Good morning" ou um "Good afternoon".
Esta ideia de que todos sabemos falar inglês e todos percebemos o que eles querem, só porque a maioria dos turistas que nos visitam são britânicos, desilude-me e deixa-me preocupada. Mas o que é isto? É perfeitamente normal que os residentes locais a trabalhar no turismo, tenham no minimo umas noções básicas desta língua, já que a maioria daqueles que nos procuram são britânicos. Mas isto, na minha opinião, não lhes dá a liberdade de chegar junto das pessoas e não as cumprimentarem (a boa educação deve existir em todo o lado) e questionarem: "Do you speak English?". Eles que experimentem a visitar a vizinha Espanha e logo verão se os nossos hermanos se esforçam a compreendê-los! Aqueles são tão nacionalistas e em alguns casos preguiçosos que não se dignam sequer a tentar aprender. Nós, por necessitarmos deles em termos de PIB, queremos agradar ao máximo de modo a que venham cada vez em maior número. Falamos, traduzimos as ementas e colocamos todos os anúncios e indicações em inglês. Conheço restaurantes que já nem se dão ao trabalho de ter as ementas em português. Daqui a pouco, isto parece mais a terra deles do que a nossa (excepto pelo tempo, e até esse começa a sofrer alterações).
Acho que estamos a exagerar e a perder rapidamente a nossa identidade. Isto preocupa-me!

3 comentários:

o provinciano disse...

Minha cara amiga, comungo da maioria das suas ideias, e esta é mais uma que também não foge à regra!

Sonhador disse...

Minha cara amiga, comungo da maioria das suas ideias, e esta é mais uma que também não foge à regra!

Anónimo disse...

Também ax0 k o noss0 país tá-se a tornar uma segunda Grã Bretanha ou k0isa do género...deve haver dias em k chego a ver mais 'bifes' do k pess0al d ká...admita-se: ''É TRISTE!''...mas mais triste ainda chega a ser o facto dos portugueses n saberem falar inglês, língua universal, k tanto pode servir para interagir kom franceses, russos..enfim, o k fôr.

Nesta história toda apenas fik0 feliz por Portugal ser um país taum atractivo para esta gente..significa k ainda n caímos no eskecimento =)