quarta-feira, 25 de julho de 2007

Caricatura!

Acho a caricatura dos príncipes espanhóis que saiu numa revista espanhola muito gira. Não percebo porque razão foi ordenada a confiscação de todas as cópias da revista nos pontos de venda, e porque dizem que a referida caricatura é considerada insultuosa para a monarquia. Meus amigos, Filipe e Letizia estão a fazer aquilo que toda a gente faz, aquilo que até os animais gostam. Ou acham que por serem príncipes o fazem de forma diferente? Como acham que os filhos nasceram? Por obra do espírito santo? Não me parece. Deixemo-nos de hipocrisias. Só acho que o príncipe não ficou nada favorecido, mas isso já são outros quinhentos...
Na Espanha, assim como noutros países, têm vindo a desenvolver-se incentivos económicos à natalidade, e a revista teve como objectivo fazer referência a esse facto através da referida caricatura. É uma revista de sátira, só fez o seu papel, pegando num assunto da actualidade e colocando os príncipes a dar o exemplo ao povo. Eu achei hilariante. (Aliás, neste aspecto têm realmente dado o exemplo, casaram a 22 de Maio de 2004 e já têm dois rebentos.
Quanto ao facto de esta publicação ter sido rapidamente retirada, traduz-se num vergonhoso ataque à liberdade de expressão. Só porque são príncipes não se pode brincar e satirizar? Por favor. Com Maomé não havia problema. Faz-me lembrar ao de leve o caso do professor que foi demitido de funções porque disse algo sobre o nosso primeiro... Realmente...

Sem comentários: